Missas Sábado 16h - Domingo 10 e 19h - Batismo do Senhor - Investido pelo Pai

Novena161213006O batismo de Jesus representou sua investidura pelo Pai, para o serviço do Reino. A declaração "Tu és o filho amado; em ti está o meu agrado", em contexto e manifestação de Deus, tem essa conotação. O Pai proclama-o seu Filho querido, sobre quem se desdobra em complacências. Assim ,está destinado a levar adiante a obra divina de revelar `humanidade o caminho da salvação.

Esse marco zero de sua missão, a ser concluída com a morte na cruz. O espaço temporal estre os dois momentos foi todo preenchido com gestos de amor pelos desprezados e pela tentativa de criar o mundo querido por Deus, com partilha e reconciliação.

A busca do batismo de João Batista é carregada de simbolismo. Jesus começou o ministério junto aos pecadores, desejosos de se converterem e mudarem de vida. Fez-se solidário com eles, colocando-se na mesma fila dos que se aproximam do Batista para serem purificados. Não estava ali na condição de juiz dos pecadores, para condená-los. A convivência com os pecadores seria um traço de sua ação. A proximidade do Filho mostrava-lhes  o quanto eram amados pelo Pai e como o Pai desejava tê-los juntos de si. Para isso, o Pai investira Jesus como Filho messias.