All for Joomla All for Webmasters

Praça Menino Deus, 18
Bairro Menino Deus
Porto Alegre, RS

Aparecida senhora dos brasileiros - História de uma devoção na origem de um povo

Aparecida051014A partir do pouco que sabemos sobre as origens da imagem de Aparecida, a obra de Luciano Ramos nos oferece uma bela interpretação das circunstâncias históricas em que surgiu devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que se veio a tornar a Padroeira do Brasil. O vale do Paraíba foi, de fato, no início do século XVIII, o cadinho do nascimento da consciência de que os brasileiros constituíam uma nação, diferenciada do colonizador português e plasmada na religiosidade simples do povo.
Ainda que escassos e lacônicos, os documentos que registram o encontro da imagem em 1717 sugerem o conflito que constitui a essência da narrativa. Oito anos após aquele acontecimento, o pároco de Guaratinguetá redigiu um relatório sobre ele, nomeando os três pescadores, Domingos, João e Felipe, que se envolveram no achado. Esse texto serviu de base para o que foi escrito no Livro do Tombo da paróquia, em 1757, pelo vigário João de Morais e Aguiar, sob o título "Notícia da Aparição da Imagem da Senhora".
O que os três pescadores ganharam para o Brasil naquela ocasião, pode-se dizer quase trezentos anos após, foi justamente a riqueza da qual, hoje em dia, o país se acha mais carente: a confiança em sua própria capacidade de enfrentar os problemas coletivos, com base na solidariedade e na união de esforços. Este livro, segundo o próprio autor, reúne uma série de informações históricas verdadeiras, ligadas a um suporte ficcional criado a partir daqueles que podem ser considerados "os pais da Aparecida".A bela oração dos romeiros enfeixa o volume.

ISBN: 853561349-8
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (14,0 x 21,0)

Paulinas - A Comunicação a serviço da vida.

Paróquia Menino Deus

• Praça Menino Deus, 18 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre, RS