Segunda a sexta-feira,

Sábados, 16h e 18h
Domingos, 10h e 18h

7º Passo: Reparar

O sétimo passo é um convite à responsabilidade pelos próprios atos, sem levar em conta as atitudes dos outros. Com frequência, para justificar minhas más escolhas, procuro culpados e acabo vendo o cisco no olho do irmão, mas não enxergo a trave no meu olho. Nisso, a Palavra de Deus é muito clara e me estimula a ser coerente.

Através do Programa de Vida Nova, dou-me conta de que preciso de mudar. A cada passo, vou aprendendo a olhar para dentro de mim e falar dos meus problemas. Descobro o que preciso mudar. Cabe a mim a iniciativa de me analisar honestamente, iniciar o diálogo e buscar a reconciliação, sempre que necessário. Se não começo por mim, corro o risco de esperar demais e perco a oportunidade de melhorar minhas relações.

Reparação é um ato de humildade, que inicia no reconhecimento dos erros, passa pelo propósito de não julgar os outros e me orienta a perdoar e pedir perdão. Essa mudança de atitudes e pensamentos me coloca em constante conversão. Reparar os males que causei me livra dos ressentimentos e traz serenidade, saúde física e mental. Sem a Reparação, as mágoas continuam a solapar meu crescimento espiritual.

Senhor, Jesus Cristo Libertador, renuncio a todo egoísmo e quero ir ao encontro do próximo, para estabelecer relações afetivas baseadas na verdade e no perdão. Confio que já me perdoastes e me renovais no vosso Espírito. Por vossa misericórdia, ajudai-me a reconstruir os relacionamentos, com base nos vossos ensinamentos, e a viver em plenitude a minha fé, conforme pedis nas bem-aventuranças.