Segunda a sexta-feira,

Sábados, 16h e 18h
Domingos, 10h e 18h

9º Passo - Orar e Vigiar

Relações saudáveis exigem comunicação, conversa e confidências. Pela Oração, estabeleço relações pessoais com Jesus, sintonizo com o mistério de Deus, o mistério da Igreja e o meu mistério. Na intimidade desse Orar e dialogar, recebo paz, orientação e cura. Nesse encontro, Jesus expulsa de minha vida “os demônios” da dependência química, da confusão mental, dos maus pensamentos, das omissões e da falta de fé.

Orar é uma forma de expressar minha confiança no Senhor e aumentar a fé. A falta de fé ocasiona recaídas e fracassos. Os próprios discípulos falharam nas primeiras tentativas, pois não existem soluções imediatas e fáceis para os problemas da vida. Requer-se uma longa caminhada. O crescimento na fé se dá pela oração e meditação das histórias bíblicas de cura, e isso me capacita a enfrentar o cansaço e as contrariedades.

Às vezes, como o possesso do Evangelho, eu caio nos perigos da vida, indo de um a outro extremo, ora na “água”, ora no “fogo”, sem conseguir me controlar. Isso acontece – explica Jesus – porque, para expulsar esse tipo de demônio, é preciso unir Oração e jejum. Então me pergunto: de que estou precisando jejuar? De comida, de bebida, de bens materiais, de palavras, de imagens, de vaidades, de alguma substância?

O jejum me torna mais forte espiritualmente e ajuda a me manter Vigilante, examinando a cada dia minhas forças e fraquezas, motivações e atitudes. Em tudo, preciso de moderação; em algumas coisas, de abstinência. Minha conversão é um processo diário, um longo caminho, que tem a duração da minha vida. A graça da sobriedade eu a conquisto, fortalecendo a fé, jejuando, Orando e Vigiando.