3º Passo – Entregar

Em tempos de pandemia, como Entregar, esperar em Deus e perseverar? Como transformar a angústia em confiança? O livro do Eclesiástico nos adverte que, se entrarmos para o serviço de Deus, devemos preparar a alma para a provação. Isso se faz cultivando as virtudes da humildade e da paciência, para suportar as demoras de Deus.

Precisamos aceitar e enfrentar com firmeza e paciência tudo aquilo que nos acontece. A superação de cada desafio nos torna mais fortes na fé e nos aproxima mais do Senhor. Ele está no meio de nós, caminha conosco e nos transforma a partir de dentro. Se nos Entregamos a ele com confiança, sua misericórdia nos será fonte de alegria, e o amor que dedicamos a ele fará com que nossos corações se encham de luz.

Nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Nossa oração não será desprezada. Mas, diante de tanto sofrimento e morte, precisamos aprender e pôr em prática a lição da fraternidade e do cuidado: fraternidade entre todos; e cuidado de uns para com os outros e de todos para com a criação, para salvaguardar a Casa Comum. Nós, cristãos, não somos melhores nem piores que os outros, apenas diferentes, porque recebemos o Espírito de Jesus, que nos capacita a confessar, na fé, a divindade do Mestre.

Senhor e Mestre, Jesus Cristo Libertador, vem me ajudar, vem ocupar o devido espaço em minha vida. A Ti Entrego tudo o que tenho, para que Tua graça atue em mim, pois só Tu tens a chave para o mistério do meu existir. Sê parte de minha vida, mostra-me como superar os vícios e as dependências, encontrar a paz e redescobrir o sentido da vida.

Só por hoje, na graça de Deus, sobriedade e Paz!