Segunda a sexta-feira,
das 13h30 às 16h30min

Domingo, 10h

8º Passo – Professar a Fé

O medo é uma experiência básica do ser humano. Nossa existência está ligada a uma angústia causada por nossa finitude. Tememos não ter direito à existência, não poder repousar em nós mesmos, em nossas próprias forças, para dar um sentido à vida. Essa angústia só pode ser superada por uma confiança ilimitada em Deus.

Moisés pede ao povo de Israel que não tenha medo, pois Deus já lhe demonstrou afeto e proteção, após libertá-lo do Egito, conduzindo-o pelo deserto e carregando-o como filho. Como não confiar nesse Deus que guia o povo, durante a noite pelo fogo e durante o dia pela nuvem? Mas o povo respondeu com falta de fé.

Jesus nos revelou o rosto de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Ele nos convidou a Professar a Fé na Santíssima Trindade, a experimentar um relacionamento pessoal com as três pessoas, a consentir em participar dessa divina comunidade. A Palavra de Deus nos foi transmitida, para nos revelar o mistério de Deus, do homem e da Igreja. Como temos respondido ao apelo de Jesus, para que guardemos a fidelidade a Deus?

A Trindade nos ensina que fomos criados para a convivência: na família, na comunidade e na Igreja. O mesmo Espírito que nos dá vida, também nos unifica, pela Comunhão dos Santos. Pela oração, a Igreja Peregrina, a Igreja Padecente e a Igreja Triunfante mantêm-se unidas, vivendo o modelo da Trindade, a melhor comunidade.