4º Passo – Arrepender-se

A dependência, o vício e o pecado trazem um sinal de morte, porque nos levam para longe da casa do Pai. Distantes do Deus da Vida, convivemos com más companhias, esbanjamos nossos bens e nos excluímos da herança eterna.

O Passo Arrepender-se nos propõe uma reflexão sobre nossa dimensão transcendente: ao ofender o próximo, não cumprindo os mandamentos, pecamos contra Deus, pois fomos criados à sua imagem e semelhança. O pecado me coloca diante da miséria em que me tornei. Mas existe remédio, desde que tenha humildade e me ponha diante da misericórdia divina, fazendo do pecado o lugar do meu encontro com Deus.

Felizmente, o Pai está sempre observando o horizonte, espreitando minha volta, para me perdoar, acolher e restituir a esperança e a dignidade de filho. Sou um pecador amado por um Deus misericordioso. A mudança é possível pelo caminho da graça.

Ao me reconhecer pecador, acredito que o Deus da parábola vem em meu auxílio. Arrependido e confiante, posso dizer: “Pai, pequei contra Deus e contra Ti. Já não mereço que me chamem teu filho”. Então, a misericórdia de Deus irá se manifestar através da alegria da festa. Será um reviver, uma vida nova.

O arrependimento faz nascer em mim o desejo de mudar minhas atitudes, para não repetir as opções erradas do passado. Arrepender-me é voltar para a casa do Pai, aceitar sua vontade, refazer a esperança, recuperar a dignidade e me comprometer com o Programa de Vida Nova da Pastoral da Sobriedade.