5º Passo – Confessar

Senhor, ensina-nos a rezar” - pediu um de seus discípulos. Então, Jesus propôs um modo breve e simples de orar: concentrem-se em Deus e no seu Reino; peçam apenas o essencial: a cada dia o pão do amanhã; comprometam-se a perdoar, para serem também perdoados; e implorem proteção contra as tentações e investidas do mal.

A oração de Jesus começa com duas palavras: um substantivo e um pronome. Temos um “Pai”, e esse Pai é “nosso”, é de todos. Portanto, para rezar, precisamos cultivar a fraternidade com todos os seres humanos, indistintamente.

Em duas parábolas, Jesus nos explica que oração é relacionamento pessoal com Deus. É encontro, é contato, é intimidade. Toda oração deve ser autêntica; e os pedidos, baseados em nossas limitações e carências. Ao pedir, Confessamo-nos necessitados de alimento material e espiritual. Oração é amizade a ser cultivada com amor sincero, perseverança e propósito de mudança de vida.

A perseverança é requerida, não tanto no pedir, mas principalmente no cultivo da amizade com Deus. O Programa de Vida Nova nos ajuda a estreitar essa amizade e torna mais fácil abrir o coração para o crescimento na fé. Por isso, Confessamos aos irmãos e à Igreja, para receber a absolvição e a graça de uma vida sóbria.

Se minha vida se tornar oração, segundo o modelo de Jesus, poderei bater à porta, ainda que seja meia-noite. Encontrarei um Amigo, Deus Pai, no céu, em repouso com seus filhos. Ele me acolherá. Ao Confessar minhas carências e reconhecer a necessidade de conversão, o Pai do céu me dará o Espírito Santo, princípio e portador de vida nova.