6º Passo – Renascer

Ao nos examinarmos, descobrimos dependências que trazem prejuízo a nós e ao próximo. São feridas a serem curadas. Orando e vivenciando o Passo Confessar, realizamos um encontro com o Deus misericordioso. Começamos a nos curar, a restaurar nossas forças, nos preparando para Renascer, através do cultivo da intimidade com Deus.

Pela adesão à fé e ao Evangelho, compartilhamos a herança e as promessas de Jesus recebidas no batismo. Somos filhos de Deus. Essa filiação nos proporciona um tempo favorável para nos convertermos e caminharmos da morte para a vida. Sob o  senhorio de Jesus, Renascemos como um gênero humano novo. O Reino de Deus já existe, na vida cristã ora vivida: por meio de Jesus, temos acesso ao Pai, no Espírito Santo.

O Espírito Santo age em mim, como um novo dinamismo interior. Ele me transforma em morada de Deus e tem o poder de fazer Cristo habitar no meu coração pela fé. Essa Presença Divina, que habita o mais profundo do meu ser, me fala, me chama e me orienta. Mantenho essa presença pela oração constante. Assim, enraizado e alicerçado em Cristo, caminho na direção do coração de Deus. Desfruto, então, do seu amor, que supera qualquer conhecimento e que me torna repleto da plenitude divina.

Como acolher toda essa graça, sem colocar a serviço os dons recebidos? Ao ser batizado, fui tocado nos ouvidos, para ouvir a Palavra de Deus; e, nos lábios, para confessar que Jesus é o Senhor. Renascer para a sobriedade é fazer o seguimento de Jesus, anunciar o Evangelho pelo testemunho e experimentar, a cada dia, uma vida nova.