8º Passo – Professar a Fé
O oitavo passo é um convite para entrarmos na vida trinitária. Professar a Fé na Santíssima Trindade é expressar o que há de mais íntimo em nosso ser: confessar que o próprio Deus mora em nós. É Ele que nos sustenta como Pai, faz-se nosso irmão em Jesus Cristo e plenifica nossa vida no Espírito Santo.
Nossa fé se nutre da Palavra que nos foi implantada no coração. A Palavra que ouvimos, lemos, meditamos, rezamos e contemplamos nos coloca em relação íntima com Deus. Nesse encontro, Ele se revela a nós e também nos revela quem somos. Aprendemos sobre Ele e sobre nós. Mergulhamos na magnitude de Seu mistério e na pequenez de nosso ser. Na fé e pela Palavra, conhecemos quem somos realmente.
Preciso preparar o terreno para a Palavra, eliminando as “manchas” do pecado. Então, acolho a Palavra sem resistência, como lei perfeita, a lei da liberdade. Recebo-a em atitude de escuta e disposto a colocá-la em prática. Como o espelho, a Palavra me mostra o que está mal e precisa mudar. Ela me chama à conversão, à mudança de vida.
Praticar a Palavra é reconhecer minha pequenez, minhas limitações. É admitir que sozinho não posso superar minhas dependências. É assumir minha fragilidade, tornando-me mais humano e compassivo com o próximo. É aceitar que em mim há pontos vulneráveis, momentos de vazio e escuridão. Mas devo me reconciliar com meus pontos vulneráveis, pois minha fragilidade pode ser a “porta de entrada” de Deus.
Reconheço, a fé não é algo que possua em definitivo. Preciso buscá-la a cada dia. Professo a Fé, enquanto a busco, enquanto me instruo através da Palavra, na vivência dos 12 Passos, consciente de já ter sido visitado por Deus, em Jesus Cristo Libertador, de já ter sido presenteado com seu amor e sua graça.
Sobriedade e Paz, só por hoje graças a Deus!