12º Passo – Festejar

A partir da Palavra de Deus, o Programa de Vida Nova nos proporciona uma autoanálise, com vistas à nossa missão na comunidade. Constatamos que às vezes nos faltam simplicidade e desapego, ou seja, esquecemos que somos discípulos do Senhor. Descobrimo-nos pecadores; porém, pecadores amados por um Deus misericordioso. Por isso, Admitimos nossas dependências, Confiamos e Entregamos tudo ao Senhor, pois só Ele nos pode transformar. Arrependemo-nos e Confessamos, para Renascer.

Através da vivência dos 12 Passos, configuramos nossa existência, Servindo, Orando e Vigiando, para Celebrar o dom da vida e Festejar com sobriedade, como sinal da que Professamos. Assim, o Senhor entra em nossa vida para restaurar a dimensão celebrativa e nos restituir a herança esbanjada. Com seu amor que tudo transfigura, Ele nos devolve a liberdade e a dignidade de filhos amados do Pai.

Jesus Cristo Libertador converte nossa partilha à mesa em símbolo de fraternidade, onde o amor permeia os relacionamentos e a vida em comunidade se enche de sentido. Ele próprio não desdenhava as “coisas aprazíveis da vida”. Tinha uma relação concreta e amorosa com o mundo: participava das festas, levando alegria e bênção. É com Ele que Festejamos, conscientes de sermos discípulos missionários, numa Igreja em saída.

Aproximando-se o dia em que haveria de voltar para junto do Pai, Jesus encontrou, nos seus amigos, um motivo para Festejar. E promoveu uma ceia, em que partilhou sua intimidade: Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai (Jo 15,15b). Esta é a razão de nossa Festa: a sobriedade, como estilo de vida, nos aproxima mais de Jesus e nos faz mais amigos uns dos outros. Festejar é parte da missão de anunciarmos com alegria a chegada do Reino de Deus.