1º Passo – Admitir

Experiências negativas do passado e feridas não curadas continuam a influenciar nossa vida. Disso podem resultar atitudes e comportamentos que prejudiquem os relacionamentos, na família e na sociedade, ocasionando sofrimento e angústia.

Embora pretenda fazer o bem, mantendo-me sóbrio, nem sempre o consigo. E os obstáculos se acham dentro de mim: não faço aquilo que eu quero, pois, como diz São Paulo, o pecado mora em mim. Por minhas próprias forças, é difícil viver segundo a lei do Espírito. Diante do dilema entre o bem e o mal, nem sempre realizo a melhor escolha.

Tenho dependências. Faço um ato de rendição: meu domínio sobre a vida não é total. Admito: preciso mudar e necessito de ajuda. Esse é o passo que me coloca no caminho da conversão, para fazer uma experiência espiritual que redunde em profunda mudança da personalidade. Esse passo exige humildade para reconhecer minhas fraquezas.

Ao aceitar minhas limitações e decidir mudar, um mundo de esperança se abre para mim. Em sua misericórdia, Deus não me atende conforme os meus méritos, mas de acordo com as minhas necessidades. Por isso, ao permitir a ação de Deus em mim, um peso cai dos meus ombros. Deixo de brigar com a vida, simplesmente a acolho como ela é.

Aceito como caminho o Programa de Vida Nova, à luz da Palavra de Jesus Cristo Libertador. Esse é o meio que encontro parar abrir espaço a Jesus. É Ele que me conduz através da sobriedade. Com paciência e perseverança, dou início a um despertar espiritual, para transformar o sofrimento em bênção, alegria e redenção.