4º Passo – Arrepender-se

No exame de consciência, reconheço meus vícios e pecados. De muitos modos, o pecado me engana, distorce a verdade e me afasta de Deus. Então, sinto-me culpado. A culpa pode paralisar, criar depressão, predispor à condenação. Se me envolvo nesse tipo de culpa, fico me desculpando, sem enfrentar realmente o problema. E passo ao largo da vida.

Posso, porém, assumir a culpa como um estimulo à mudança. Essa atitude nasce da consciência de que sou um pecador amado. Vivo por graça, porque Deus me quis por amor e me criou por sua bondade. Ele me conhece, não me rejeita, oferece o retorno, perdoa e reconforta. Deus aguarda minha intenção de mudar de vida e voltar para Ele.

Ao escolher a mudança, tomo o caminho do Arrependimento e da contrição. Um coração contrito é a atitude que me purifica interiormente e me coloca numa perspectiva nova, de conversão. Reconheço o erro e me proponho a mudar, combatendo os vícios e praticando o bem. Esqueço o passado. Olho para a frente e me coloco em marcha.

Peço perdão, acreditando ser perdoado pela infinita misericórdia de Deus. Marco encontro com o Senhor, para conhecer a bondade divina, reservada aos pecadores perdoados, os quais, nas palavras de Jesus, brilharão como o sol no Reino de seu Pai.