All for Joomla All for Webmasters

51 3233 7602
pascom.menino.deus
Praça Menino Deus, 18
Bairro Menino Deus
Porto Alegre, RS

AVISOS PAROQUIAIS

 

Expediente da Secretaria Paroquial

 

Terça à sexta-feira,
das 9h às 11h30.

 

Segunda à sexta-feira,
das 13h30 às 16h30.

 

Sábados,
das 09h às 11h.

 

HORÁRIO DAS MISSAS

Terça a sexta-feira, 18h
Sábado, 16h e às 18h
Domingo, 10h e às 18h

PASSO DA SEMANA

5º Passo – Confessar

O povo de Israel atravessou o deserto, conduzido por Moisés. E o Senhor caminhava diante deles, de dia numa coluna de nuvens para guiá-los, de noite numa coluna de fogo para iluminá-los. O povo vivenciou a presença constante do Senhor, acompanhando-o a cada passo. Por isso, sempre que a idolatria ou o perigo o ameaçava, o povo era convidado a refazer o caminho do êxodo, a fim de reavivar a fé no seu Deus.

Quando uma parcela do povo já não se satisfazia com liturgias penitenciais e ritos expiatórios do templo, surgiu João Batista, pregando no deserto, lugar do encontro com Deus. Proclamava um “batismo de arrependimento”, com a confissão pública dos pecados, para obter o perdão; e a imersão na água, como rito reconciliador. Ele era o mensageiro que prepara o caminho para o Messias, o qual virá batizar com o Espírito Santo.

No Batista, os judeus encontravam orientação. Através da pregação e dos ritos de purificação, refaziam a viagem pelo deserto e a passagem do rio Jordão. Descobriam o rumo de sua vida e retomavam o caminho da conversão, com o coração mudado e a alma limpa, dispostos a acolher o Senhor “que vem” e que traz o autêntico batismo.

Precisamos Confessar nossos pecados, nossas angústias, nossas misérias. Precisamos de um “João Batista”, que nos escute e nos mostre Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Precisamos nos colocar em marcha, através do deserto, e fazer a experiência da Presença do “Eu Sou”, Aquele que tanto buscamos e, no entanto, caminha conosco... Aquele que ao mesmo tempo nos preenche e nos deixa famintos.

Minha conversão é um caminhar sem fim, junto com os outros, para construir a paz interior… Caminhar junto ajuda a me manter “com os pés no chão”. Se acaso me afasto da divina Presença, sei que posso voltar e Confessar minhas dependências, vícios e pecados. Posso reassumir o compromisso com a sobriedade e abrir meu coração para a graça, recuperando as boas relações com Deus, com a Igreja e com os irmãos.

Só por hoje, na graça de Deus, Sobriedade e Paz!

Paróquia Menino Deus

  • 51 3233 7602
  • Praça Menino Deus, 18 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre, RS