10º Passo – Servir

A dimensão do serviço é essencial na pedagogia de Jesus Cristo Libertador. É gratidão pelos dons recebidos, colocando-os à disposição do próximo. Servir gratuitamente é um gesto libertador, para quem o recebe e para quem o realiza. Faz parte da vida em comunidade. Desperta compaixão, autoestima e alegria da partilha.

Jesus, logo após sair de uma sinagoga, centro da religião judaica, vai para a casa de Simão Pedro, centro da vida familiar. É o Reino entrando na vida das pessoas. Lá, ele havia realizado um exorcismo; aqui, realiza um milagre doméstico. A sogra de Pedro está doente, mas Jesus não se dirige a ela, e sim à febre; repreende-a, e ela sai. A cura é imediata e perfeita; a resposta da sogra de Pedro é exemplar: põe-se a Servir os hóspedes.

Jesus cura, em nós, aquilo que nos impossibilita de realizarmos um serviço na comunidade. É o seu jeito de provocar nossa conversão e nosso desejo de segui-lo. É o seu convite para assumirmos a missão que ele mesmo viveu: passar a vida fazendo o bem. Portanto, da mesma forma que a sogra de Pedro, somos curados para Servir.

Ir ao encontro da humanidade ferida e marginalizada, comprometer-nos com as vítimas da história, colocando-nos ao seu serviço, é o melhor caminho para superarmos nossas dependências, vícios e pecados. Damos um pouco de nosso tempo ao próximo e recebemos em troca mais sentido em nossa vida. Assim fazendo, realizamos a vontade do Pai e seguimos o exemplo de Maria: em relação a Deus, ela se colocou à disposição do plano salvífico; em relação ao próximo, tinha um olhar compassivo e a disposição de Servir. Esse é o espírito que cultivamos através do Programa de Vida Nova.