1º Passo – Admitir

Experiências negativas do passado comprometem nossa qualidade de vida. Não temos muito controle sobre algumas atitudes que tomamos. Dentro de nós residem sombras a serem enfrentadas. Precisamos reconhecê-las, aceitá-las, assumi-las. Só então poderão ocorrer mudança e transformação, tornando mais saudáveis  nossos relacionamentos, com menos sofrimento para nós e para aqueles que amamos.

Conforme o livro dos Provérbios, o alcoolista, imerso em seus problemas pessoais e com uma visão confusa da realidade, acredita haver encontrado no álcool o alívio imediado para suas dores e suas amarguras. Não percebe que, no futuro,  o que o aguarda são gemidos, lamentos, queixas, brigas e ferimentos sem motivo. Dependência química, vícios e pecados não têm final feliz, mas apontam para um caminho de morte.

Todos pecamos e sofremos de algum tipo de dependência. Se não enfrento minhas sombras, se não busco a transformação necessária, vou projetá-las para o exterior, acusando os outros dos males que não transformei. Isso me isola, me afasta do próximo e me distancia de Deus. Admitir que sou finito, tenho limitações e preciso de ajuda é o Passo que me coloca em ritmo de conversão. E só depende de mim.

Ao Admitir, estou em condições de seguir o Programa de Vida Nova. Aceito refletir sobre minha vida, falar sobre minhas vivências e trabalhar minhas atitudes. Assumo a responsabilidade de mudar, de fazer opções mais acertadas e de viver com mais sobriedade. Começo um caminho de muitos Passos, árduo, longo e demorado, pois “a vida espiritual é algo que se desenvolve lentamente”.

Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus!