Terça à sexta-feira, 18h

4º Passo – Arrepender-se

No exame de consciência, descubro vícios e pecados. O pecado me engana, distorce a verdade e me afasta de Deus. Diante do erro, surge um sentimento de culpa que pode paralisar, criar depressão e predispor à condenação. Se me envolvo nesse tipo de culpa, fico me desculpando, sem enfrentar realmente o problema. E passo ao largo da vida.

Porém, ao admitir que sou responsável por meus erros, assumo que posso mudar, daqui para a frente. Não preciso continuar me desculpando. Essa atitude nasce da consciência de que sou um pecador amado. Vivo por graça, Deus me quis por amor e me criou por sua bondade. Deus me conhece, não me rejeita, oferece o retorno, perdoa e reconforta. Ele aguarda, pois, o meu Arrependimento, minha intenção em mudar de vida.

É hora de tomar o caminho do Arrependimento e da contrição. Um coração contrito é a atitude que me purifica interiormente e me coloca numa perspectiva nova, de conversão diária. Reconheço o erro e me proponho a mudar, combatendo os vícios e praticando o bem. Deixo de me fixar no passado. Olho para a frente e me coloco em marcha, procurando exercitar o olhar de Jesus sobre as pessoas e a criação.

Peço perdão, acreditando ser perdoado pela infinita misericórdia de Deus. Marco encontro com o Senhor, para conhecer a bondade divina, reservada aos pecadores perdoados, os quais, nas palavras de Jesus, brilharão como o sol no Reino de seu Pai.