Terça à sexta-feira, 18h

5º Passo – Confessar

Admitimos, Confiamos, Entregamos e nos Arrependemos. Confessar é despertar, é levantar-se dentre os mortos, para dizer, como São Paulo: outrora éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor. Temos que nos comportar como filhos da luz, produzindo frutos de bondade, justiça e verdade; e evitando as obras estéreis das trevas.

Diante de nós está a vida e a morte, a bênção e a maldição. Palavras que dizemos e atos que praticamos têm consequências. Comportar-nos como filhos da luz é orientar-nos pelo discernimento que a palavra de Deus nos traz. Sem isso, escolhemos mal, incorremos em erros e nos afastamos de Deus. A Igreja nos oferece a Confissão como sacramento de cura, libertação e graça. Sua eficácia está na ação de Cristo, que quer a nossa salvação.

Vícios e dependências nos isolam e nos afastam da comunidade. Quanto mais nos isolamos, mais destrutivo se torna em nós o poder do mal. O pecado foge da luz. Na escuridão, ele envenena a existência. Confessar é confiar na graça, é abrir caminho para que Deus entre em nossa vida, é dar um passo para nos inserir plenamente na comunidade.

Ao falar de minhas fraquezas e dependências, ao contar minha estória e ser ouvido, encontro sentido na vida e dela me aproprio. Confessar meus pecados me liberta e me faz irmão. A Palavra que ouvi e meditei, a palavra que disse e partilhei… ambas afugentam as trevas e o isolamento e fazem surgir uma “aproximação da alegria”. Em contato com o mistério da existência, revelado na Palavra de Deus, experimento o que Jesus Cristo Libertador já realizou em mim: vivo como “filho da luz”.