Terça à sexta-feira, 18h

Procissão de Corpus Christi volta a ser realizada após dois anos

Fiéis são convidados a doarem roupas de inverno, cobertores e alimentos não-perecíveis

A solenidade de Corpus Christi acontece no próximo dia 16 de junho com o retorno da missa campal e a tradicional procissão pelas ruas do Centro de Porto Alegre depois de dois anos de restrições em razão da Pandemia. A celebração será às 15h, em frente a Catedral Metropolitana. A procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na avenida Independência, inicia às 16h encerrando com a benção solene.

Na edição deste ano os fiéis são convidados a fazer um gesto concreto doando roupas de inverno e cobertores, além de alimentos não-perecíveis. Estará disponível a doação destes itens durante a Missa campal bem como nas paróquias de Porto Alegre. Todo o material arrecadado será encaminhado para o Mensageiro da Caridade que vai centralizar a distribuição, voltada especialmente a população em situação de rua, migrantes, refugiados e famílias atendidas pelas equipes da caridade e pelos centros sociais da Igreja nos bairros com maior população empobrecida.

A celebração de Corpus Christi é para a Igreja a oportunidade de manifestar de modo público a sua fé na Eucaristia, como o próprio nome desta solenidade nos indica é a Festa do Corpo de Cristo. Neste ano com o tema "Dai-lhes vós mesmos de comer" a celebração de Corpus Christi quer ser a renovação da fé da comunidade cristã que encontra na eucaristia o alimento da alma para continuar a sua caminhada como peregrinos neste mundo.

A celebração de Corpus Christi na história da Igreja tem seu início e desenvolvimento no século XIII a partir do decreto do Papa Urbano IV que tomando conhecimento de relatos das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon na Bélgica promove a celebração do Corpo de Cristo para toda a Igreja. O Concílio de Trento (1545-1563) fortaleceu a piedade eucarística da Igreja com a obrigação das procissões em dia de Corpus Christi, como forma de valorização da fé cristã na presença real de Cristo na eucaristia.

Mais recente se destaca a Encíclica Ecclesia de Eucharistia do ano de 2003 do Papa São João Paulo II: “A Eucaristia, presença salvífica de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento espiritual, é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história. Assim se explica a cuidadosa atenção que ela sempre reservou ao mistério eucarístico”. Outro documento que trata do Sacramento da Eucaristia é a exortação pós-sinodal do Papa Bento XVI Sacramentum Caritatis do ano de 2007.

Assessoria de Comunicação - Arquidiocese de Porto Alegre

Marcos Koboldt - Jornalista