11º Passo – Celebrar
Ao Admitir, reconhecemos que temos dependências e que precisamos de ajuda. Mas o Passo Confiar nos mostra que é possível colocar-se num caminho de vida nova, de autoconhecimento e de despertar espiritual. Assim, a cada novo Passo, o alicerce de nossa espiritualidade vai-se fortalecendo e lançando novas raízes.
Nesse constante caminhar, formamos uma base sólida, para nos compreendermos melhor e desenvolvermos recursos internos no enfrentamento de dificuldades e tensões. Na partilha de nossas vivências, unimos mãos e corações. Nessa comunhão, entendemos como é viver nas mãos de Deus. Hoje, queremos Celebrar essa nova vida.
Da primeira comunidade cristã, aprendemos a perseverança nos ensinamentos dos apóstolos, a prática da convivência fraterna e a assiduidade na oração. Também descobrimos o efeito imediato do dom do Espírito Santo: a mudança de vida, o sentido de comunidade e a partilha de bens. Passamos, assim, a nos relacionar de maneira mais saudável, substituindo a opressão pela fraternidade e abrindo espaço para que Jesus Cristo Libertador nos conduza pelos caminhos da sobriedade.
A Palavra de Deus é a autoridade que nos orienta; e a Eucaristia, o alimento que nos dá a força necessária para perseverarmos no Programa de Vida Nova. Comemoramos, em ação de graças, não ainda a chegada à meta final, mas a confiança de que estamos a caminho. Para nós, Celebrar é comungar no corpo e sangue de Jesus, na partilha dos bens e na vida dos irmãos, enquanto caminhamos, como peregrinos, rumo à casa do Pai.
Só por hoje, na graça de Deus, Sobriedade e Paz!