6º Passo – Renascer
Com nosso nascimento, recebemos a luz do dia e a visão das coisas terrenas. No sexto Passo da Sobriedade, a Palavra de Deus nos propõe um novo nascimento: nascer do Espírito Santo. Jesus tem o poder de renovar nosso coração. Ele nos dá como dom o fogo do Espírito, que nos inflama, entusiasma e purifica. Assim, deixamos de ser apenas aquelas pessoas que nossos pais geraram. Ao vivenciarmos o nascer de novo, proposto a Nicodemos na escuridão da noite, estamos de fato Renascendo.
Nicodemos, fariseu importante em Jerusalém, enxergava os sinais portentosos que Jesus realizava. Porém, com sua visão “terrena”, não conseguia entender a mensagem salvífica que esses sinais revelavam. Para compreender as coisas celestes, precisava de uma mudança radical no seu modo de pensar. Ele atuava “de noite”, mas serviu-se da escuridão para se encontrar com Jesus, a luz verdadeira, a fonte de iluminação.
Também eu vivo nessa tensão, entre a luz e a escuridão, entre o amor e o vazio, entre a proximidade e o distanciamento de Deus. Mas a espiritualidade do Programa de Vida Nova me conduz para a amplidão e a liberdade. A mensagem central é clara: não há escuridão em que já não brilhe a luz pascal; não há morte em que já não esteja presente o início de uma nova vida; e não há cruz que não seja seguida da ressurreição.
Passo a passo, começo a conhecer e experimentar o amor de Jesus Cristo Libertador. A vivência dos 12 Passos, baseada na Palavra, desperta em mim o desejo de nascer do alto, nascer da água e do Espírito, para receber como dom o olhar de Jesus sobre as pessoas e o mundo. Ao absorver a visão cristã do Reino de Deus, começo a Renascer e passo a contemplar e desejar as coisas celestes. Fé e fidelidade a Jesus de Nazaré me ajudam a manter a sobriedade e me garantem a vida eterna.
Só por hoje, na graça de Deus, Sobriedade e Paz!