6º Passo – Renascer
Em meio a uma sociedade opressora, Jesus escolheu viver uma prática libertadora. Isso lhe custou a morte de cruz. Sofreu a paixão, os açoites, a perseguição, o flagelo e a humilhação, por nossa salvação e nossa libertação. Como prêmio, o Pai lhe concedeu Renascer em plenitude, ressuscitando-o ao terceiro dia.
O dependente químico também sofre açoites e perseguição, em razão de suas más escolhas, do mau uso do livre arbítrio. Sua morte é a prisão pessoal, que o torna refém do narcotráfico, atingindo a família e fazendo-a viver um calvário de sofrimento. Suas chantagens emocionais roubam a alegria, a segurança e a harmonia dos que lhe são caros.
Para o dependente, a ressurreição consiste em sair da paixão e da morte, libertar-se daquilo que o escraviza: a droga, o álcool, a compulsão, a ansiedade, a depressão, o ressentimento. Ele o consegue aderindo ao Programa de Vida Nova e seguindo Jesus Cristo Libertador, que o faz Renascer, tornando-o uma criatura nova.
O carcereiro (cf. At 16,23-34), confiava na segurança material, mas dormia para Deus e não entendeu a manifestação divina. Desesperado, tentou acabar com a própria vida. Mas Paulo e Silas intervieram, anunciando-lhe a salvação: “Acredite no Senhor Jesus, e serão salvos você e todos os da sua casa”. Então, o carcereiro reviu seu modo de viver, aceitou mudar de vida, converteu-se. Renasceram ele e toda a sua família.
Renascer é nascer do alto, no Espírito Santo. É promover uma mudança no coração, uma transformação espiritual. É um ato de Deus, através do qual a vida eterna é dada àquele que acredita. É acolher o perdão dos pecados, “tornar-se filho de Deus”, pela fé no nome de Jesus Cristo Libertador. É nascer de Deus.
Pelo batismo, Cristo me uniu a Ele. Eu me mantenho nessa união, enquanto tomo decisões coerentes com o Evangelho e cumpro as promessas batismais. Para isso, preciso estar consciente do que prometi no meu batismo. Pela vivência do batismo e comprometido com o Evangelho, encorajo outros à conversão. Nesse processo constante de mudança de vida, vou Renascendo a cada dia, só por hoje.
Só por hoje, na graça de Deus, Sobriedade e Paz!