Segunda/sexta-feira: 9h às 11h30  e das 13h30 às 17h

1º e 3º sábado do mês, 14h

SACRAMENTO DA 1ª COMUNHÃO

IVC - Iniciação à Vida Cristã

Iniciação Cristã: é a introdução de alguém no "mistério de Cristo, da Igreja e dos sacramentos", por meio da proclamação da mensagem (querigma), da catequese e dos ritos sacramentais e outras celebrações. É obra do amor de Deus, por seu Filho no Espírito Santo; realiza-se na Igreja e pela mediação da Igreja, requer a decisão livre da pessoa e nela se realiza a participação humana no diálogo da salvação (cf. Estudos da CNBB 97, n. 62- 66; DNC, n. 35-37, n. 45-50).
Sacramentos da Iniciação: são os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia que, na tradição antiga, eram recebidos simultaneamente, após um longo período de catecumenato (cf. DNC, n. 35). "Os três sacramentos da iniciação, numa unidade indissolúvel, expressam a unidade da obra trinitária na iniciação cristã: o Batismo nos torna filhos do Pai, a Eucaristia nos alimenta com o Corpo de Cristo e a Confirmação nos unge com unção do Espírito" (Estudos da CNBB 97, n. 63). Hoje a Igreja pede que se recupere essa unidade dos três sacramentos (cf. Estudos da CNBB 97, n. 87).

Coordenadora: Viviane Maciel Gonçalves

Vice: Luiza França Santos

A iniciação eucarística é realizada em duas etapas, em dois anos consecutivos.

Crianças com 9 anos (completos no ato da inscrição) participam da etapa da Eucaristia 1. As crianças que completarem esta etapa seguem para a etapa de Eucaristia 2.

Cada etapa terá aproximadamente 28 encontros.

Os encontros são semanais, nas terças feiras, no turno da manhã das 8:30 às 10h. E à tarde, das 14h às 15:30.

Durante o ano catequético, crianças e familiares serão convidados a participarem de celebrações na comunidade. As celebrações são parte indispensável do processo catequético.

Coordenadora: Célia Maria Resmer

ADULTOS:

Na catequese para realizar ou completar a iniciação à vida cristã com adultos, considera-se a idade mínima de 18 anos.

São realizados cerca de 26 encontros, que são semanais, nas sextas feiras das 19h as 20h. No final de um ano o adulto haverá recebido o sacramento que ainda não tem. Pode-se receber todos os sacramentos, batismo, eucaristia e crisma, ou apenas o que lhe falta.

Coordenador: Lucas Prates Martins

SANTO DO DIA